O que é?
A campanha do Novembro Azul teve seu início no ano de 2003 na Austrália, com o intuito de conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata e outras doenças que afetam a população masculina.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA):
- São 42 óbitos diários em consequência do câncer de próstata, estimando cerca de 15 mil mortes anuais no Brasil;
- 3 milhões vivem com a doença;
- São 68.220 novos casos;
- É considerado o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, atrás somente do câncer de pele. De 6 em cada 10 casos são em homens com mais de 65 anos de idade.
O que é próstata?
A próstata é uma glândula que pertence ao sistema genital masculino, localizada logo abaixo da bexiga. A função da próstata juntamente com as vesículas seminais, é a produção de sêmen.
Sintomas
No início não há a presença de sintomas, o que resulta em um diagnóstico da doença já em estado avançado, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
- Dor óssea;
- Dores e dificuldades ao urinar;
- Urina com presença de sangue;
- Aumento da frequência ao banheiro.
Fatores de Risco
- Hereditariedade: casos de câncer de próstata na família;
- Sobrepeso;
- Tabagismo;
Prevenção
Exame de toque retal – mesmo sem a presença de sintomas, homens acima dos 45 anos devem realizar o exame de toque retal para que seja possível o médico urologista ou proctologista avaliar se há alterações na glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.
Exame de PSA – É um exame que permite avaliar a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Quando os níveis dessa proteína estão elevados, pode ser um indicador de câncer, assim como, outras doenças benignas da próstata.
Ainda existe um certo tabu entre a população masculina no que diz respeito ao exame de toque retal, mas este é essencial no diagnóstico precoce da doença, podendo evitar seu avanço e facilitar o tratamento médico em caso de haver o câncer. Cerca de 20% dos pacientes que possuem essa patologia são diagnosticados por meio do toque retal, o que realça a sua real importância.
Algumas medidas simples como, manter hábitos de alimentação saudáveis, controle do peso, e atividades físicas regulares também ajudam na prevenção do câncer de próstata.
Tratamento
Existem algumas variáveis que irão determinar a melhor forma de tratamento como, o estado de saúde do paciente, o nível de avanço da doença e a expectativa de vida. Em qualquer das hipóteses de tratamento, um médico deve ser consultado para que as opções sejam discutidas.